Sunday, January 18, 2009

Pressão extrínseca faz-me rir

"Espera pelo momento"

"Não ajas sem pensamento"

São conselhos muitas vezes dados

Até que ponto serão orientados?

Em tudo na vida, até à data,

Vejo em situações distintas

O lado de ouro e o lado de lata,

Porque terei de separar sempre as tintas?



"Tens responsabilidades na vida,

O teu bilhete não pode ser só de ida,

O período de arriscar já não é o teu..."

Quem mo disse só quer o meu bem,

Mas...de que sou feito eu?

Às vezes pergunto-me se alguém

Já parou para pensar sobre tema tão desinteressante...

Claro que não, porque qualquer ser pensante

Conjectura, planeia e organiza

Tem projectos e sabe onde pisa...



Eu também. Tenho muitos, mas um é soberano!

O verídico, como um amigo diria...

Consiste em fazer com que o cigano

Aguente a sua vida, aparte da maresia,

Criada por tantos, esforçados para serem confundidos

Com pessoas a sério, com a tal dignidade...

Não percebem que serão, em breve, fodidos

E que não me esqueço de nada com a idade...

Hoje quero deixar escrito

Com um grande grito

Que eu próprio me suscito

A motivação suficiente

Para garantir o que baptizo

De necessidade decente!

Hoje construí mais um piso

Na minha ampla mansão...

É muito mais que vida, é uma missão!

2 comments:

Sofia... said...

Em primeiro lugar há uma razão muito forte pela qual me custa ler um livro até ao fim...Irrita-me,por uma razão muito simples: "Com quem vou eu debater mais uma vez as perguntas que me surgem?" resposta simples: ninguém! Ora e por isso evito...:)
Mas aqui deixo mais uma vez umas perguntas com as quais me debato sozinha depois de ler este seu último post: ( e vamos por partes..)

1ª parte:

Não sei em que parte da minha vida cheguei a esta conclusão,mas a verdade é que não acredito que existam sábios, o que quero eu dizer com isto? Sábios terão opinião sobre TUDO..até aí eu acredito que até existam pessoas que têm opinião acerca de tudo...mas será que essa mesma opinião se aplica a mim? ao mesmo modo de eu ver as coisas...que apesar de ser diferente pode ser corrcto também? Por isso até que ponto posso eu seguir as palavras de um sábio!? Até que ponto não sou eu o sábio na minha própria vida!? Aposto que o nosso membro mais velho da família errou muito para atingir a plenitude e se um dia eu chegar a ser o membro mais velho quero transmitir a todos que queiram saber que não mudava absolutamente nada, tudo o que aprendi com erros ou não serviu para a construção do meu "eu" se tivesse seguido por completo as palavras de alguém será que o meu "eu" não estaria alterado? ...Acredito que isto é muito simples...existem os pensadores e aqueles que absorvem...os que absorvem precisam que os sábios existam...isto claro é só a minha opinião!

2ª Parte:

A responsabilidade é daquelas coisas que só assumimos geralmente sob pressão :) Mas assim que assumimos a responsabilidade por nós ou por outros ou por coisas ou situações geralmente sabemos também onde queremos pisar ou pelo menos deveria ser assim...Ficamos seguros de que iremos conseguir! E por isso, até que ponto interessa se alguém pára para pensar de que somos feitos? Até que ponto se alguém parar para pensar nisso não estará a duvidar da nossa capacidade? Isto se o assunto fôr "A Responsabilidade"... Mas se por nada, assim ao acaso...digamos que alguém pára para pensar do que somos feitos...Até que ponto isso é importante se depois não temos em conta o tempo que alguém dispende para pensar em nós? Ou seja, será que há retorno? (atenção que isto não é pessoal :) ) até que ponto as pessoas sentem que vale a pena tirar tempo para pensar em nós se nunca vão ter confirmação daquilo que concluiram se nós proprios não lhes damos hipoteses para isso? E isso tudo porque ao fim de alguns anos a maioria se esquece de viver o momento...agora fala-se em planear...Meu Deus...O mundo funciona em torno do calculismo e do medo! Fomos nós que O tornámos assim! Infelizmente...
Se tiramos tempo para pensar só em nós, no que gostamos,do que nos faz bem acusam-nos de ser narcisistas...Ora,eu interrogo-me muitas vezes sobre o que isso quererá dizer...
Até que ponto Narciso não procurava algo para além do seu reflexo? Pois é... e até que ponto podemos o poderíamos julgar? Pois foi logo assumido que o moço só contemplava o seu reflexo...será? Cambada de invejosos! Um gajo não pode gostar de si próprio...Enfim...

3ª parte

Em relação a esta parte não quero opiniar em demasia até porque cada um tem a sua visão muito própria da vida...
é uma certeza que fodidos seremos todos...pelo menos uma vez...há segunda já é mais complicado...e aí entra de novo a conversa do calculismo e do medo...será que é mesmo por aí que nos devemos guiar!? Medo que nos façam mal? já somos todos crescidos...e aqueles que não são estão muito mais que protegidos por aqueles que os amam...
É verdade que cada vez mais neste vida não se vive, sobrevive-se, o que é ainda mais triste que viver com medo e baseado no calculismo...mas lá está...cada um vê a vida e tira partido das lições á sua maneira única e particular...se fossemos todos iguais o mundo seria muito pior...

Muitos parabéns Doutor por mais um excelente ensinamento! E obrigada...

tanucha said...

Ha pessoas que nos surpreendem pela positiva...
parecem uma coisa e saem-nos outra... e quando isso ocorre pela positiva era o melhor que poderia acontecer!
Força para alcançar esse objectivo, que eu cá vou lutando pelo meu! ;)

Beijocas